• LEAD - Criação a partir dos dados fornecidos.
Hugo Chavez é Vila Isabel no carnaval 2006
Após a denuncia de John Negroponte dos métodos “expansionistas” de Hugo Chavez, atual presidente da Venezuela, para disseminar a “revolução boliviana” no continente sul-americano, Chavez autorizou que a empresa petrolífera PDVSA patrocine a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, que sai no carnaval 2006 do Rio de Janeiro, com o enrelo “ Soy Loco por ti, América” .
A ideia de homenagear a América Latina convinha e refletia, segundo integrantes da embaixada boliviana, à proposta “Alternativa Boliviana para as Américas”, que visa a integração dos países sul-americanos, além de constatar para a nação a interação com outros países.
A Escola de Samba afirmou que estava longe dos preceitos socialistas, revolução e integração contra os EUA, que defendiam a criação da ALCA.
A Unidos de Vila Isabel tornou-se campeã após 18 anos. Sua vitória, além de reforçar projetos bolivianos, causou repercussão imediata nos noticiários venezuelanos e brasileiros: “Sonho de Bolívar conquista o carnaval do Rio de Janeiro”. Folha de São Paulo, 26/02: O carnavalesco Alexandre Louzada conceituou o enredo como “uma visão mais romântica de uma América” que inexiste.
• LEAD – Desmembrar o LEAD fornecido
A) Homenagem ao Presidente Brasileiro
Quem – Luiz Inácio Lula da Silva
Primeira Dama Marisa Letícia
Que - Foram homenageados
Passearam debaixo de chuva fina e um frio de 5 graus negativos.
Onde – Reino Unido – Palácio de Buckingham
B) Machismo no século XXI
Quem – Homens e mulheres
Que – Diferença de tempo ( 35% a mais) para promoção à gerente ou diretor.
Porquê - Diferença de sexo, mesmo quando ambos estão no mesmo patamar.
Consequências – Mulheres demoram mais tempo para serem promovidas, segundo mostra a pesquisa feita dentro de grandes empresas.
